12/05/2014

thumbnail

Fone com design excelente e dedicado a apreciação musical




A qualidade de áudio para um fone compacto com drivers de 30 milímetros é boa. O equilíbrio de frequências é satisfatório, porém sem uma definição espetacular nos graves e agudos. Uma característica do Soho é a vedação acústica deficiente.
Ele é bastante leve, pesando apenas 142g, algo que favorece a mobilidade do produto. Quando o colocamos, mal sentimos que ele está na cabeça — ao menos por curtos períodos. Há um controle integrado ao cabo que permite trocar de faixa ou aumentar e reduzir o volume do som. No entanto, isso funciona somente em dispositivos da Apple, como o iPhone, iPad e iPod. Em aparelhos com sistema Android, os controles servem somente para atender chamadas e iniciar ou pausar a reprodução da biblioteca musical.

Fone de ouvido Harman Kardon Soho tem design elegante
Fone de ouvido Harman Kardon Soho tem design elegante

O design das conchas é impressionante e há mais dentro delas do que você imagina. Elas são presas ao arco por magnetismo de uma forma que parecem mesmo estarem grudadas. Mas basta um puxão segurando a concha e o arco ao mesmo tempo para descobrir que o fio pode ser trocado, o que justifica a existência de dois cabos na caixa, um com controles de mídia e outro sem.
Os fios do fone saem das duas conchas para se encontrarem alguns centímetros a frente, como muitos fones mais antigos. O cabo, entretanto, pode se enrolar facilmente, mas como não tem um design de conexão comum, não é possível trocá-lo por um que seja achatado (flat), o que evitaria esse problema.

Fone de ouvido Harman Kardon Soho tem design elegante
Fone de ouvido Harman Kardon Soho tem design elegante

Som
A qualidade de áudio do Soho é boa, mas pode desagradar quem busca por um fone de ouvido que ressalte frequências graves. A resposta de frequência é grande, indo de 16 a 20 mil Hz, mas o destaque está nos sons médios e agudos. Sendo assim, ele é mais indicado para ouvir músicas "leves", talvez música pop, clássica, MPB, entre outros gêneros. Já heavy metal, hip hop e música eletrônica não terão muito brilho neste acessório.
Apesar da falta de destaque, o grave não é de todo mal e em muitas situações é possível ouvir bem essa frequência se ela não for predominante. No entanto, há um bom equilíbrio entre agudos e médios, como era de se esperar de um fone com o tamanho de seus drivers (30mm).

Isolamento
O ponto forte do Soho não é o isolamento sonoro e também há bastante vazamento de áudio. Ou seja, em um ambiente barulhento, você terá que aumentar o volume da música, o que pode gerar vazamento sonoro, incomodando as demais pessoas em uma sala ou escritório.
Isso deixa claro que o mais indicado é ouvir músicas em um local pouco barulhento e em um volume baixo. Sendo assim, ele é um acessório voltado para a apreciação musical em casa ou em um lugar tranquilo. Transporte público e ambientes de trabalho em geral talvez não sejam os locais mais indicados para o uso do Soho.
Isso tudo acontece devido ao reduzido tamanho de suas conchas, que, apesar de confortáveis devido ao um eixo que as fazem girar em 180°, não são capazes de isolar o som, tanto de fora para dentro, como de dentro para fora.

Considerações Finais
O Harman Kardon Soho é um acessório de design impressionante. Certamente seu visual pode ser um forte atrativo para a compra, apesar do preço de 800 reais. Sua resistência e dobradiças para o transporte, aliado a uma caixa que vem com o produto, são outros pontos favoráveis do fone. Ele deixa a desejar no quesito qualidade sonora para alguns estilos, conforme descrito acima. Contudo, se você busca por um companheiro diário para a apreciação musical, o Soho é uma escolha interessante.

Fone com design excelente e dedicado a apreciação musical




Curiosidades do brasil e do mundo