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07/09/2013

Fashion Rio encerra temporada verão 2013 2014

A 23 º edição do Fashion termina após receber 70 mil pessoas em cinco dias de desfiles. Ao todo foram 25 marcas e cinco grifes vencedoras do prêmio Rio Moda Hype. O último dia de desfiles trouxe referências no universo dos esportes, mulheres com personalidade forte, cliques monocromáticos do designer de Moda Hedi Slimane e o verão tropical repleto frutas e cores. A próxima edição acontecerá em outubro.

Bianca Marques
A coleção da estilista para o Verão 2013/14 foi inspirada no universo dos esportes, entre eles o ciclismo, o boxe e o skate tornaram-se referências para a criação das suas estampas. Bianca trouxe a ideia ­da sua vivência com o filho Luis Felipe, de seis anos, que é adepto dos esportes desde muito pequeno. Durante o desfile tecidos nobres e leves como o cetim e a seda ganharam estampas coloridas de luvas, bicicletas e skates. A estilista contou ao site FFW que o objetivo da coleção foi mostrar algo que mãe e filha podem usar. Outro detalhe que marcou o desfile de Bianca Marques foram os elásticos presos à cintura de shorts e vestidos que remetiam aos uniformes dos pugilistas e nas parkas que lembravam roupões.

OEstudio
Bases neurais da sobrevivência altruísta, o nome parece confuso, mas a coleção da marca OEstudio foi feita com base em grupo de estudos conduzido por uma neuro linguista. A partir disso, surgiu o conceito de Color Brain (cérebro de bem). Na apresentação da marca, as cores branca e cáqui ganharam destaque acompanhadas de peças básicas, como calças caqui, jaquetas, vestidos leves e bermudas. Mas em quase todas as peças foi possível observar o trabalho de texturas feitas através de plissados, dobraduras e origamis. Nos pés, os sapatos feitos em crochê artesanal chamaram a atenção.

Triya
O desfile da Trya veio com a proposta de mostrar uma mulher com personalidade forte, de mostrar o poder da mulher moderna expresso por meio do seu corpo e das suas formas. Este foi o conceito usado pela marca que trouxe ao Fashion Rio um desfile de moda praia repleto de cores fores, como o pink, o roxo, o preto e o azul-turquesa. Nada de minimalismo e cores neutras, não na apresentação da Trya. As estampas surgiram com inspiração nas rosas vermelhas. A coleção mostrou uma mulher sensual, que abusou do batom vermelho e da sensualidade dos decotes provocantes, que por vezes deixaram os seios aparecerem sem pudor. Isabela B. Frugiuele, estilista da marca, usou tecidos em lycra metalizados para dar a impressão de biquínis feitos em couro. A mistura de materiais também se fez presente no desfile, que uniu materiais dourados nas tramas de tecidos. Uma tendência que também apareceu e parece que vai vingar no verão 2014 é o sutiã tomara que caia.

Ausländer
A marca que encerrou o Fashion Rio mostrou uma coleção inspirada no designer de moda Hedi Slimane e nos cliques monocromáticos do seu blog de fotos, o Slimane Diary.blog. O clima das piscinas californianas deram um toque de nostalgia à coleção da Ausländer, que buscou referências antigas para trazer tendências pra o verão 2014. As estampas ficaram por conta de linhas de estradas, outras estampas que ganharam destaque foram os prints selvagens, orgânicos e naturais que foram mostrados em looks bem justos nas modelos. A coleção da marca optou por trabalhar uma coleção toda feita em preto e branco e usar tecidos voile de seda, chifon, e materiais leves de alfaiataria que mostraram que o verão também pode ter um quê de requinte e elegância.

R.Groove
 A coleção da R. Grove trouxe à passarela da Marina da Glória um verão essencialmente tropical ao que os cariocas estão acostumados, mas que pode desfilar bem em qualquer outro balneário brasileiro. A alfaiataria da marca desta vez veio unida ao conforto expresso em peças mais retas e amplas. O destaque da coleção foram as camisetas com estampas de frutas e o tricô, que surgiu fino e transparente. O estilista Rique Gonçalves apostou em uma cartela de cores que ia dos tons em bege, aos caquis, verde menta, musgo, rosa antigo, laranja, tons cítricos e o preto e branco. O objetivo da R. Grove foi mostrar peças com caimento confortável e despojadas para os homens contemporâneos.

Fontes: FFW, Terra
Fotos: Alexandre Schneider/UOL

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