19/06/2014

thumbnail

A filmadora Thinkware Clair 2 é capaz de gravar todo seu percurso

A filmadora Thinkware Clair 2 é capaz de gravar todo seu percurso
A filmadora Thinkware Clair 2 é capaz de gravar todo seu percurso no trânsito, por questão de segurança. O aparelho filma com resolução HD e vem equipado com um cartão de memória de 16GB e com um cabo de energia para ser ligado no acendedor de cigarros do carro (tomada de 12V).

A câmera é simples de ser usada. Ao ligá-la, a filmagem começa assim que houver detecção de movimento do veículo. Um alto e curto alerta sonoro soa para indicar o início do processo. Também é possível iniciar a gravação manualmente. São criados pequenos clipes de um minuto para que haja tempo de realizar o backup dos arquivos caso a gravação pare repentinamente.

A qualidade é boa para a categoria, mesmo sob pouca luminosidade, mas neste caso não é possível ler com extrema precisão placas de carros. No escuro, no entanto, as imagens apresentam bastante ruído, mas isso não é exclusividade desse produto. Os vídeos gravados ficam no formato AVI e são regados em dois tamanhos possíveis cerca de 20 MB e de 50 MB, de acordo com o modo de gravação.
Câmera veicular Thinkware Clair 2 filma seu percurso em HD

Design
O design em forma de barra da Thinkware Clair 2 é proposital para evitar que as trepidações do andar do veículo prejudiquem as imagens. O aparelho é colocado no vidro frontal em uma haste de encaixe com um forte adesivo da 3M. A palavra “forte” aqui não tem função meramente estilística, há risco até mesmo do insulfilm do vidro ser descolado por conta dessa fita adesiva. Ou seja, é preciso cautela na hora de instalar o produto no seu veículo. O fabricante aconselha fixar o gravador veicular atrás do retrovisor e seu tamanho ajuda para que o posicionamento não atrapalhe o condutor.
Na lateral há duas conexões: uma para saída de vídeo composto para ligar em uma TV dentro do carro e outra entrada para GPS. Neste caso, o vídeo gravado ficaria com a velocidade real do veículo. Há também dois botões para controlar o áudio e a gravação de áudio.
O que faz falta é um display LCD para visualizar os conteúdos gravados caso seja necessário.

Usabilidade
Confira duas gravações feitas com a Thinkware Clair 2


A usabilidade do produto poderia ser mais prática, especialmente se você não optar por ligar a câmera diretamente na bateria de 12V do veículo (já que o cabo de 4m permite isso). Como a gravação precisar ser iniciada manualmente para que seja contínua, o condutor pode se esquecer e, nesse caso, passa a depender apenas da detecção de movimentos do carro.
Isso pode ser prejudicial em uma situação cotidiana, como, por exemplo, quando outro automóvel bate na traseira (ou na frente) do seu enquanto você está parado em um semáforo. A gravação será iniciada imediatamente devido ao choque, mas ela será interrompida pouco depois. Ou seja, se a pessoa resolver fugir, a gravação possivelmente não captará a placa do carro. Outro empecilho é que, como não há bateria interna, se a conexão entre o cabo e a tomada de 12V do carro for desfeita na colisão, o dispositivo deixará de funcionar após cerca de 5 segundos.

Sendo assim, o melhor dos cenários é sempre ativar manualmente para evitar imprevistos. Fora isso, o aparelho funciona muito bem, captando imagens com boa qualidade geral, apesar de não ser possível visualizar com clareza as placas de outros veículos em uma estrada, por exemplo. Na cidade, esse problema praticamente não ocorre.
Não é preciso levar o cartão de memória a um PC para formatá-lo, o dispositivo conta com essa opção no menu, o que ajuda a continuar gravando e a apagar vídeos desnecessários.
Além disso, o dispositivo grava os vídeos em pastas: Ajustes (configurações da câmera), Capturar (telas), Contínua (gravação sequencial), Eventual (gravações instantâneas), Manual (acionado pelo botão) e Movimento (com GPS). As gravações acontecem de acordo com o modo de operação, que pode ser contínuo (acionado pelo botão de gravação), ou quando há detecção de movimento.
Câmera veicular Thinkware Clair 2 filma seu percurso em HD
Câmera veicular Thinkware Clair 2 filma seu percurso em HD

Vale a pena?
A Thinkware Clair 2 é uma câmera veicular que capta imagens com boa resolução e qualidade, além de ter um design bastante prático para a adaptação em um carro. O cartão de memória de 16GB que acompanha o produto permite gerar várias gravações sem precisar limpar a memória constantemente. Portanto, se você precisa de uma filmadora para o seu automóvel e gosta do design, a escolha pela Thinkware Clair 2 é acertada.
A filmadora Thinkware Clair 2 é capaz de gravar todo seu percurso

Fonte: INFO Fotos: Divulgação

Curiosidades do brasil e do mundo