13/05/2023

thumbnail

Nova espécie de tubarão é descoberta na Austrália

A criatura recém-descoberta possui olhos brancos distintos e raros para tubarões que vivem no fundo do mar


Por conta de um ovo de tubarão não identificado descoberto na costa de Kimberley, na Austrália, em 2011, recentemente pesquisadores se depararam com uma nova espécie de tubarão-gato descrita como "demoníaca". A criatura recém-descoberta possui olhos brancos distintos e raros para tubarões que vivem no fundo do mar.
Nova espécie de tubarão é descoberta na Austrália
Conforme relatado, o processo para a identificação do animal foi particularmente longo e frustrante para os pesquisadores da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO) da Austrália, visto o desconhecimento sobre qualquer tipo de tubarão similar à nova espécie.

Longos anos de estudos
Nova espécie de tubarão é descoberta na Austrália
Parte da dificuldade encontrada pelos pesquisadores no estudo era a inexistência de um animal real para se trabalhar. Em vez disso, eles precisaram usar uma pequena coleção de ovos de tubarão não identificados encontrados em 1989 e um ovo semelhante encontrado em 2011 pelo pesquisador Brett Human, então voluntário do Western Australia Museum.

Os ovos eram visivelmente diferentes da maioria dos ovos de tubarão já vistos antes, com fortes cristas em formato de T encontradas apenas em outra espécie de tubarão — embora fosse único entre os tubarões que colocam ovos na Austrália. Embora Human tenha conseguido unir sua descoberta à coleção de 1989, ele só foi capaz de identificá-los como pertencentes ao gênero Apristurus, mas sem determinar suas espécies.

Esta nova espécie de tubarão-gato foi encontrada na água a uma profundidade de mais de 700 metros, onde depositou seus ovos no topo de um coral. Como o estudo explica, esses tubarões não são frequentemente observados devido à profundidade onde vivem, algo que dificulta ainda mais o trabalho dos estudiosos.

Tubarão-peixe-demônio
Nova espécie de tubarão é descoberta na Austrália
Na jornada para identificar as novas espécies de tubarões, os pesquisadores tiveram um grande avanço ao vasculharem os arquivos do Australian National Fish Collection. Nesses relatórios, eles descobriram um espécime semelhante de Apristurus encontrado na mesma região em que os ovos foram identificados erroneamente como um tubarão-gato do sul da China (Aprsiturus sinensis).

O animal era uma fêmea e carregava consigo uma caixa de ovos que combinava com as encontradas em 2011. Além disso, essa fêmea estava grávida e os cientistas encontraram um embrião tardio na mesma coleta. Assim surgiu o Apristurus ovicorrugatus, apelidado pelos pesquisadores de "tubarão-peixe-demônio".

De acordo com o estudo, o gênero desses tubarões é um dos mais diversos do mundo, mas a espécie recém-descoberta é especialmente única devido aos seus olhos brancos brilhantes. Normalmente, os tubarões-gato possuem olhos que variam do verde escuro para o preto.

A esperança dos cientistas é que novas análises ajudem a entender o porquê desses animais terem desenvolvido íris brancas com o passar do tempo, algo que forneceria ainda mais informações sobre o processo evolutivo dos tubarões-gato. No passado, tubarões de íris branca só foram encontrados em outra espécie de tubarão de águas profundas, Apristurus nakayai da Nova Caledônia e Papua Nova Guiné.

Fonte: megacurioso Fotos: Divulgação

Curiosidades do brasil e do mundo